Liber Domus em detalhe #6 – Gravação do jogo e Trabalho de casa


Neste mais recente artigo de blog damos continuidade ao foco nos pormenores que tornam Liber Domus um jogo tão inovador e único na forma como se encontra estruturado para providenciar a melhor experiência educativa aos estudantes. Desta vez, nos sistemas implementados, a pedido de muitos professores, e que vêm trazer uma dinâmica ainda mais interessante!

Podem acompanhar mais sobre o nosso trabalho durante as próximas semanas bem como as várias melhorias e funcionalidades adicionadas a Liber Domus subscrevendo a nossa newsletter.

 

Quando pensamos em Liber Domus, pensamos sobretudo num jogo que pudesse ser jogado em casa pelos alunos. Mas limitar o seu uso a estudo autónomo significa desperdiçar potencial! Por isso, pensamos em formas de usar o jogo em relação com o professor e em sala de aula.


Gravação Em Cloud

Quando o aluno completa o progresso de uma aventura e quer terminar o estudo, tem de gravar o jogo. Essa gravação é, normalmente, local. Ou seja, o ficheiro de gravação existe apenas no computador local. Significa que, se o aluno jogar no computador da escola, quando chegar a casa, tem de repetir a tarefa (e vice-versa). Nós ultrapassamos esse obstáculo criando a gravação em cloud. Cada aluno, através do seu login, grava os ficheiros localmente e na cloud ao mesmo tempo (sistema Firebase), permitindo o acesso às suas gravações em qualquer computador com Liber Domus instalado.


Trabalho de Casa

Se o professor quiser usar as aventuras de Liber Domus como forma de dar trabalho de casa aos alunos, pode agora fazê-lo! Naturalmente, não podemos pedir aos alunos simplesmente para fazer o trabalho de casa, precisamos de uma forma de verificar que fizeram realmente a aventura. Agora, e de forma completamente automática, cada vez que um aluno termina uma aventura, é retirada uma imagem da aventura concluída, juntamente com a informação do email, data e hora de conclusão da aventura. As imagens ficam guardadas numa pasta facilmente acessível para que o aluno possa enviar ao professor.

 

Próximo artigo - Liber Domus em detalhe #7 –Sistemas de apoio ao estudo – um jogo educativo deve ter as ferramentas adequadas para uma aquisição de conhecimento completa por parte do aluno. Por esse motivo criamos várias, as quais vamos detalhar no próximo artigo.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo