Liber Domus em detalhe #5 – Mecanismos parte 3
top of page

Liber Domus em detalhe #5 – Mecanismos parte 3


Neste mais recente artigo de blog damos continuidade ao foco nos pormenores que tornam Liber Domus um jogo tão inovador e único na forma como se encontra estruturado para providenciar a melhor experiência educativa aos estudantes. Desta vez, centramos nos mecanismos que acompanham a sua aprendizagem baseada em aventuras.

Podem acompanhar mais sobre o nosso trabalho durante as próximas semanas bem como as várias melhorias e funcionalidades adicionadas a Liber Domus subscrevendo a nossa newsletter.

 

Reconstrução

Nesta aventura, um bairro da cidade de Liber Domus ardeu tragicamente. O aluno é convidado a, juntamente com outros engenheiros, a reconstruir o bairro e as habitações. Mas há um problema, a cidade tem um orçamento limitado e centenas de famílias ficaram sem local para viver, a reconstrução é urgente mas parece impossível! Graças a otimização e bom uso de formas geométricas, o aluno descobre quais objetos possuem maior volume e, dessa forma, permitem albergar mais famílias.


Novo Bairro

Mesmo quando não acontecem desastres, a cidade tem desafios que precisam de ser ultrapassados. Felizmente o nosso jogador consegue ajudar! Desta vez, é preciso calcular a reconstrução de parte da cidade, reduzindo o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, capaz de albergar mais cidadãos. Para tal, o jogador tem de relembrar volumes, calcular expressões numéricas e escalas.

Tangram / Quintas

Neste jogo, o aluno tem diversos desafios pela frente. Para evitar um desastre alimentar, é necessário otimizar as quintas. Para aumentar a quantidade, o jogador tem de calcular qual a produção de cada colheita, tendo em conta pressupostos pré-criados em puzzles individualizados. Mas atenção, cada tipo de alimento que pode ser plantado tem uma função diferente e é importante não esquecer o equilíbrio na alimentação.

Cartas com ângulos

Um dos nossos jogos mais simples, mas que auxilia a memorização. Um dos cidadãos mais idosos da cidade, fascinado por ângulos, usa um baralho de cartas para se recordar das suas características. Depois de o deixar cair na rua, o jogador ajuda-o a organizar as cartas, relembrando e reforçando este tema.

 

Próximo artigo - Liber Domus em detalhe #6 – Trabalho de casa e Em sala de Aula – como funciona Liber Domus em ligação com o trabalho do professor, tanto na sala de aula como no trabalho de casa?

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page