Liber Domus em detalhe #4 – Mecanismos parte 2
top of page

Liber Domus em detalhe #4 – Mecanismos parte 2



Neste mais recente artigo de blog damos continuidade ao foco nos pormenores que tornam Liber Domus um jogo tão inovador e único na forma como se encontra estruturado para providenciar a melhor experiência educativa aos estudantes. Desta vez, centramos nos mecanismos que acompanham a sua aprendizagem baseada em aventuras.

Podem acompanhar mais sobre o nosso trabalho durante as próximas semanas bem como as várias melhorias e funcionalidades adicionadas a Liber Domus subscrevendo a nossa newsletter.

 

Cozinha


Neste jogo, o jogador tem de ajudar um cidadão a organizar vários alimentos de acordo com diferentes características e funções, colocando-os no sítio correto. É um exercício de organização e divisão bem como categorização, e é perfeito para reforço de temas através da visualização e interação. A contextualização da cozinha cria um cenário com o qual o jogador se identifica e pode ser usado em vários momentos de jogabilidade.


Plantas


A memorização de todas as fases da fotossíntese e alimentação das plantas é algo difícil para os alunos. Nestas circunstâncias, simplesmente decorar produz efeitos reduzidos no curto prazo e quase nulos no longo prazo, visto o aluno não poder, de forma dinâmica, organizar e estruturar o raciocínio por detrás em diferentes momentos e contextos. Corrigimos esta parte da aprendizagem de Ciências Naturais de 6º Ano através da criação de momentos como o presente na imagem e em vários momentos o aluno consegue distinguir, parcelar e desconstruir o raciocínio por detrás destes temas.


Quintas e Plantações


Também na sequência da alimentação das plantas e temas como a poluição do solo, ar e água, o aluno é convidado a ajudar alguns cidadãos a tomar melhor cuidado das suas quintas e revitalizar as mesmas. As plantas necessitam de cuidados, algumas estão já mortas e é necessário plantar novas, outras vezes, os cuidados dependem se necessitam de mais luz solar, mais nutrientes ou um tipo diferente de solo.


Flores


O quão difícil é decorar todos os componentes de uma flor? Os nomes não são familiares, nunca os utilizamos na vida real em contextos normais. Memorização simplesmente não funciona! Mas em Liber Domus existe um cozinheiro excêntrico que seleciona partes muito específicas das flores para completar os seus pratos extravagantes! O jogador é convidado a auxiliar o cozinheiro na identificação e remoção dessas componentes!


 

Próximo artigo - Liber Domus em detalhe #5 – Mecanismos parte 3 – focamos mais alguns dos mecanismos que são introduzidos nas aventuras, a sua contextualização e os temas em que se centram.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page