Liber Domus - Educação 3.0 nas Escolas - Visita a Trofa
top of page

Liber Domus - Educação 3.0 nas Escolas - Visita a Trofa


Ontem, a convite da Professora Emília Fátima Silva, visitamos a Escola 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques e demos a conhecer o jogo Liber Domus a três turmas diferentes e um total de 52 alunos do 6º Ano!

Ao longo de toda a manhã colocamos o jogo à disposição dos alunos, com intervenções mínimas da nossa parte e pudemos observar algo absolutamente incrível. Em cada turma, durante uma hora, enquanto jogavam, vimos alunos concentrados, divertidos, interessados no jogo mas também em aprender de forma a ultrapassar as aventuras e chegar mais longe!


No final, pedimos para que todos os alunos classificassem a experiência de 0 a 10 e os resultados foram muito encorajadores! Em 52 alunos, 81% consideraram a experiência perfeita e 90% classificaram entre 9 e 10 valores. Nenhum aluno classificou a experiência abaixo de 8 valores. Todos sem excepção mencionaram que utilizariam a ferramenta em casa caso fosse disponibilizada. É fácil perceber porquê:

  • Aventuras educativas - os alunos compreenderam facilmente o conceito e ficaram imersos na história e no ambiente, aumentando o nível de foco e por consequência, de sucesso!

  • Mecanismos de jogo - com recompensas, personagens, e outros mecanismos de jogo como temporização, emoção e consequências, cada aluno estava emocionalmente investido e o erro era seguido de mais vontade para tentar novamente, cheio de vontade e empenho!

  • O jogo apelou em igual medida a todos os géneros! Apesar de existir o paradigma que as raparigas não gostam de jogar jogos de computador, a realidade foi bem diferente! Todos quiseram jogar, de forma bastante entusiasmada.



  • Os alunos ficaram a jogar muito depois do toque para o intervalo. Só pararam quando tínhamos de mudar de sala, caso contrário, poucas dúvidas há que ficariam o resto do dia a jogar! Quando é que foi a última vez que professores tiveram alunos empenhados em continuar a aprender após o toque? Quando é que foi a última vez que pais ouviram os seus filhos a dizer que ficaram a estudar depois da hora?


A Kendir Studios irá continuar a demonstrar o jogo em várias escolas por todo o país nas próximas semanas, demonstrando no terreno que os alunos querem e precisam de soluções tais como Liber Domus para os auxiliar a aprender de forma divertida e interativa.

Vamos mudar a forma como os alunos estudam!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page