Aprender matemática através de mecanismos de jogos
top of page

Aprender matemática através de mecanismos de jogos

Matemática sempre foi uma disciplina complicada para qualquer aluno, sobretudo quando as contas são mais complicadas e os conceitos abstractos! É no 5º e no 6º ano que muitos destes problemas surgem, impedindo o aluno de seguir e compreender a totalidade dos conteúdos, levando a problemas na aprendizagem que os vão acompanhar durante o resto da escolaridade.


Porém, mais do que os atrasos de aprendizagem, o principal problema prende-se com a criação de relações negativas entre os momentos de estudo e conteúdos que o aluno tenta aprender. Estas relações já foram estudadas. Os resultados têm sido surpreendentes! Estudantes com acesso a ambientes digitais emocionantes e divertidos têm melhores resultados, memorizam melhor os conteúdos e criam relações positivas, melhorando a sua performance global na escola.


"Introdução de emoção na aprendizagem, boa ou má, leva a melhorias na aprendizagem e memorização de longo prazo dos temas ensinados" (Cheng, 2020)
"Seja positivo ou negativo, soluções digitais com emoção leva a efeitos positivos na educação comparando com soluções de e-learning tradicionais (neutras)" (Kumar, 2016)

Neste vídeo demonstramos como um tema difícil como as divisões pode ser divertido. O jogador tem de atravessar uma ponte, mas há um senão! Apenas as placas com divisores de 3 são estáveis, as restantes vão causar queda, sendo o jogador obrigado a reiniciar!


Caso o jogador tenha dificuldades, pode interagir com o seu fiel companheiro para garantir que o aluno tem acesso a todos as ferramentas necessárias para ter sucesso.


Further reading:

Cheng, M., Huang, W., Hsu, M., "Does emotion matter? An investigation into the relationship between emotions and science learning outcomes in a game-based learning environment", British Journal of Educational Technology (BJET), Vol.51, No.6, pp.2233-2251, 2020: https://doi.org/10.1111/bjet.12896

Jeya Amantha Kumar, Balakrishnan Muniandy, Wan Ahmad Jaafar Wan Yahaya,"Emotional

Design in Multimedia Learning: How Emotional Intelligence Moderates Learning Outcomes", International Journal of Modern Education and Computer Science(IJMECS), Vol.8, No.5, pp.54-63, 2016.DOI: 10.5815/ijmecs.2016.05.07

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page