Aprender matemática através de mecanismos de jogos

Atualizado: 11 de nov. de 2021

Matemática sempre foi uma disciplina complicada para qualquer aluno, sobretudo quando as contas são mais complicadas e os conceitos abstractos! É no 5º e no 6º ano que muitos destes problemas surgem, impedindo o aluno de seguir e compreender a totalidade dos conteúdos, levando a problemas na aprendizagem que os vão acompanhar durante o resto da escolaridade.


Porém, mais do que os atrasos de aprendizagem, o principal problema prende-se com a criação de relações negativas entre os momentos de estudo e conteúdos que o aluno tenta aprender. Estas relações já foram estudadas. Os resultados têm sido surpreendentes! Estudantes com acesso a ambientes digitais emocionantes e divertidos têm melhores resultados, memorizam melhor os conteúdos e criam relações positivas, melhorando a sua performance global na escola.


"Introdução de emoção na aprendizagem, boa ou má, leva a melhorias na aprendizagem e memorização de longo prazo dos temas ensinados" (Cheng, 2020)
"Seja positivo ou negativo, soluções digitais com emoção leva a efeitos positivos na educação comparando com soluções de e-learning tradicionais (neutras)" (Kumar, 2016)

Neste vídeo demonstramos como um tema difícil como as divisões pode ser divertido. O jogador tem de atravessar uma ponte, mas há um senão! Apenas as placas com divisores de 3 são estáveis, as restantes vão causar queda, sendo o jogador obrigado a reiniciar!


Caso o jogador tenha dificuldades, pode interagir com o seu fiel companheiro para garantir que o aluno tem acesso a todos as ferramentas necessárias para ter sucesso.


Further reading:

Cheng, M., Huang, W., Hsu, M., "Does emotion matter? An investigation into the relationship between emotions and science learning outcomes in a game-based learning environment", British Journal of Educational Technology (BJET), Vol.51, No.6, pp.2233-2251, 2020: https://doi.org/10.1111/bjet.12896

Jeya Amantha Kumar, Balakrishnan Muniandy, Wan Ahmad Jaafar Wan Yahaya,"Emotional

Design in Multimedia Learning: How Emotional Intelligence Moderates Learning Outcomes", International Journal of Modern Education and Computer Science(IJMECS), Vol.8, No.5, pp.54-63, 2016.DOI: 10.5815/ijmecs.2016.05.07

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo