top of page

5 características dos jogos educativos para promover uma melhor aprendizagem





Os jogos educativos desempenham um papel importante nos dias de hoje no desenvolvimento das competências de aprendizagem dos alunos e podem ser consideradas uma ótima ferramenta no auxílio do ensino. A utilização do jogo como material pedagógico tem como objetivo criar um ambiente descontraído que permita a aprendizagem expressiva por meio da observação, da criatividade, do pensamento lógico, da resolução de problemas, da articulação com diferentes conhecimentos e da inter-relação com os colegas da sala de aula.


Aqui encontram-se 5 maneiras pelas quais estes jogos podem ser benéficos:


1. Desenvolvimento das competências cognitivas:

Os jogos educativos podem ajudar os alunos a desenvolver competências cognitivas, como a memória, a sua atenção e a resolução de problemas.

Exemplo: Jogos de memória, para ajudar a capacidade de recordar informações importantes.


Jogo Lenhador - Módulo1 Matemática


2. Aprendizagem mais interativa:

Jogos educativos podem ser interativos e envolventes, o que pode ajudar a manter a atenção dos alunos e tornar o ensino mais divertido. Alguns jogos podem presentear com feedback imediato, permitindo que os alunos possam aprender com os seus erros.


Jogo Quinta - Módulo1 Ciências


3. Reforço na consolidação dos conhecimentos:

Com os jogos as competências a nível das diferentes disciplinas como matemática, português ou ciências podem ser reforçadas.

Por exemplo, nos nossos Módulos de Ciências é possível os alunos colocarem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula de uma forma mais interessante para eles.


Jogo Ovni no Módulo2 de Ciências

4. Desenvolvimento de competências sociais:

Trabalho em equipa, a capacidade de comunicação, resolução de problemas, vontade de aprender e criatividade são algumas das competências sociais que podem ser ajudadas com os jogos educativos.

Exemplo: Jogos cooperativos, podem ajudar os alunos a aprender a trabalhar em equipa para alcançar um objetivo em comum.


Pontuações nos Módulos


5. Incentivo à criatividade:

Podem incentivar a criatividade dos alunos, permitindo estes a experimentarem novas ideias e soluções para diferentes problemas que lhes é colocado. Jogos de criação ou de construção, podem ajudar os alunos a desenvolver a sua imaginação e habilidades criativas.


Jogo Astronometria - Módulo2 Matemática


Ressalta-se que os jogos educativos devem complementar a educação e serem utilizados como uma ferramenta adicional ao ensino. Um equilíbrio entre a utilização de jogos e outras atividades educativas é importante para garantir uma abordagem genérica e inclusiva para desenvolver as competências dos alunos.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page